A P R E N D E N D O   T E L E G R A F I A

E   D E S C O B R I N D O

U M   M U N D O   N O V O

 

 

 

 

 

 

     Samuel F.B. Morse (1791-1872), "Father of the Morse Telegraph"

 

A curiosidade,

       o trabalho e

             a persistência

                    são fatores essenciais para que a humanidade

                           possa vencer desafios e, por conseqüência,

                                  evoluir.

                                        Rogerio Leandro Fleck – PY5DJ

 

 

 Dedicatória

      

A Deus, por me conceder o dom da vida e por ter iluminado a mente de Samuel F. B. Morse. À minha esposa e filhas, pelas horas de ausência, horas estas dedicadas ao radioamadorismo e, principalmente, na descoberta desta maravilhosa modalidade de comunicação que é o cw. A meu afilhado de rádio, e de cw, por ter servido de “cobaia” (com seu consentimento) para aplicação desta metodologia, comprovando que este simples trabalho pode ser útil a alguém.

 

OBJETIVOS DESTA METODOLOGIA

 

* Incentivar o aprendizado e prática da modalidade CW

* Possibilitar o aprendizado do alfabeto, dos números e de alguns caracteres especiais

* Desenvolver a exatidão ao invés de velocidade

* Desenvolver a capacidade reflexiva

* Estabelecer, desde o início, a velocidade mínima de 1Ø palavras por minuto

* Possibilitar que, ao término da primeira aula, o aprendiz de cw possa “copiar”  algumas palavras com sentido próprio

  

MOTIVOS PARA APRENDER E GOSTAR DE CW

 

* Monitorar aberturas de propagação através da identificação de “beacons” existentes nos segmentos de frequências destinadas ao radioamadorismo

 

* “Corujar” ondas longas na busca de identificações de emissões piloto nas bandas aéreas, bem como emissões marítimas (radiofaróis)

 

* A maioria relativa dos radioamadores do mundo opera nesta modalidade (ver aqui se uso este termo maioria relativa – qual a diferença entre absoluta?)

 

* A prática do CW melhora a nossa capacidade de memorização e concentração

 

* Com equipamentos simples e baratos pode-se descobrir um mundo até então desconhecido

 

* A utilização de pouca potência possibilita, com relativa facilidade, efetuar contatos DX (sinais em CW são perfeitamente audíveis e distintos mesmo sob alto ruído)

 

* Existem inúmeros radioamadores e entidades DX (países) que somente “aparecem na faixa” na modalidade CW

 

* O prazer de vencer um desafio, que é intrínseco à natureza humana, seguido do prazer de “saborear o manjar dos deuses” quando se pratica esta modalidade de transmissão

 

PRIMEIRA AULA

 

Apresentação da turma

a)      Instrutor

b)      Alunos

obs: os termos “instrutor” e “alunos” são conceitos apenas didáticos. Na realidade o que existe, no meu ponto de vista, são radioamadores com mais experiência ou menos experiência nas diversas modalidades de transmissão bem como nas mais variadas atividades relacionadas ao radioamadorismo. A troca de conhecimentos é a tônica da evolução humana e, desta forma, trocar conhecimentos,em qualquer setor das nossas vidas, dá início ao esboço de um passaporte para a evolução.

 

“Dicas” importantes

a)      É terminantemente proibido ler, pensar, falar e escrever “pontos e traços”. Neste ponto permitam-me uma conotação lúdica: quem for pego cometendo este “crime” terá direito ao corte de um pedaço da língua, quando falar, ao corte de um pedaço do dedo, quando escrever, ao corte de um pedaço do cérebro, quando pensar e por último a ter os olhos furados, quando ler “pontos e traços”. Portanto tratemos de esquecer estes dois abomináveis e desprezíveis caracteres que conhecemos (pontos e traços).

b)      Vamos aprender que existem duas novas entidades extremamente importantes para quem deseja aprender telegrafia: “di” e “dá”.

c)      O procedimento de contar “traços e pontos” é a chave para o insucesso, acreditem. Esta prática nos impõe a limitação de uma baixa velocidade de recepção e também leva muitas pessoas a desistirem ou, sequer, iniciarem o aprendizado da telegrafia. A chave para o sucesso é ouvir e aprender o som de um determinado caracter, assimilando a música correspondente.

d)      CW deve ser ritmado, CW é musical.

e)      Cada pessoa deve criar uma forma própria de associar a musicalidade de um caracter a um mnemônico *, para melhor fixar na mente um caracter aprendido. Ex: a letra “U” (di di dá) tem o som de u-ru-. A letra “L” (di dá di di) tem o som de vem-cá-li-li.

f)      Não acostumar o ouvido com o som de um único manipulador pois, “na faixa”, teremos a oportunidade de distinguir incontáveis freqüências diferentes de portadora manipulada (tonalidades diferentes – umas mais graves outras mais agudas)

g)      A utilização de manipulador do tipo “pica-pau” é recomendável, inicialmente. Deixar para o futuro a utilização de manipulador do tipo iâmbico.

 

* mnemônico: adj. 1- que se refere à memória. 2- Que ajuda a memória. 3- Que facilmente se grava na memória.

 

Método de ensino

a)      Como premissa básica deve-se evitar o auto-estudo pois existe a necessidade, da parte de quem está aprendendo CW, de acompanhamento inicial. Neste ponto devemos considerar que a motivação vem de duas fontes principais: do instrutor e do próprio aluno (grupo de estudo).

b)      Inicialmente aprende-se somente a recepção das letras, números e caracteres especiais, deixando a prática da transmissão para um momento seguinte porque a transmissão é análoga à fala do ser humano. De tanto ouvir tudo que nos cerca, quando crianças, por conseqüência aprendemos a falar.

c)      Divisão do alfabeto/números em grupos, para um melhor aprendizado.

d)      O instrutor fala para o grupo, em forma de “di” e “dá”, qual o caracter que será aprendido. Ex: pessoal, a letra “A” é assim di dá.

e)      O instrutor transmite o caracter no mínimo 5 vezes, para o grupo de alunos assimilar. Repete a seqüência, quantas vezes forem necessárias e conforme o desejo do grupo, sempre respeitando o mínimo de 5 repetições.

f)      O aluno anota, em forma de di e dá, somente quando for dado o caracter pela primeira vez. Após realizar isto somente escuta para melhor assimilar a musicalidade do caracter. Não é conveniente anotar, durante o aprendizado, o caracter que está sendo estudado. Haverá oportunidade para anotações durante os exercícios.

g)      Exercícios: o instrutor transmite e, aleatoriamente, pergunta a qual caracter corresponde. Ver se usa a palavra transmite mesmo, para o instrutor...

h)      Conforme avança a quantidade de caracteres aprendidos o exercício vai se tornando mais complexo pois haverá mistura de todos os caracteres aprendidos até o momento. Neste ponto o instrutor transmite os caracteres dos grupos, de uma forma sequencial ou aleatória, e pergunta a qual letra corresponde.

i)        Ao final de cada grupo serão formadas palavras, quando possível, as quais representam exercícios de agrupamentos e formação de palavras.

j)       A cada início de aula serão revisados todos os caracteres já aprendidos realizando, inclusive, exercícios sequenciais e/ou aleatórios.

k)      A passagem de um grupo de caracteres para um novo grupo somente será feita quando o grupo anterior estiver bem fixado.

l)        A transmissão das letras, números e caracteres especiais, por parte de quem está aprendendo telegrafia, faz parte do método somente a partir de um momento futuro pois, por conseqüência do aprendizado, ela (a transmissão) se manifesta de uma forma natural.

m)     Por último: você acabará por perceber que o tão “temível” e “amaldiçoado” CW (assim designado por aqueles que não desejam aprendê-lo ou que são contra esta modalidade) passa a ser uma linguagem compreensível a qual lhe trará, sem sombra de dúvida, muita satisfação no decorrer das suas atividades radioamadorísticas pois um mundo novo se abrirá à sua frente (ver, na página 2, os motivos para aprender e gostar de CW).

 

GRUPO 1 – LETRAS

A  (DI DÁ)

N  (DÁ DI)

U  (DI DI DÁ)

D  (DÁ DI DI)

V   (DI DI DI DÁ)

B   (DÁ DI DI DI)

 

Revisão – revisão das letras do grupo 1.

 

A N UD V B      B V DU N A      U N A D V B     D V B U N A

 

Exercício 1- exercício de agrupamento (com letras do grupo 1)

 

AN       UD       VB        NA       DU       BV        AB        NV       UD       BA        VN       DU

AU       ND       UV       DB        UA       DN       VU       BD        ANU     AUD     ADV     AVB

NUD     NDV     NDB     UAN     UNA     UDV     UVB     DAN     DBV      DVB      BVD      BDU

BUN     BNA     VBD      VDU     VUN     VNA     DUN     UDV     NBA     NVD     NAB     ABV

AVD    

 

Exercício 2 - exercício de formação de palavras (com letras do grupo 1)

 

ANA     ANU     NAU     NUA     DUNA  NADA   DUDU  NANA  VUDU   BUDA   VAVA

DADA   DUDA   BUBU

BANANA   BANANADA

 

SEGUNDA AULA

 

Revisão – revisão das letras do grupo 1

 

A N UD V B      B V DU N A      U N A D V B     D V B U N A

 

Exercício 1 - exercício de agrupamento (com letras do grupo 1)

 

AN       UD       VB        NA       DU       BV        AB        NV       UD       BA        VN       DU

AU       ND       UV       DB        UA       DN       VU       BD        ANU     AUD     ADV     AVB

NUD     NDV     NDB     UAN     UNA     UDV     UVB     DAN     DBV      DVB      BVD      BDU

BUN     BNA     VBD      VDU     VUN     VNA     DUN     UDV     NBA     NVD     NAB     ABV

AVB      ANU     DVB      UNA     BVD      NUD     VBA      DUN     ABV      UDV     BAN     VDU

NAB     NDU     ANUD  VBAN   NUDV   BANU   DUNA  NABV   VDUN   UNAB

 

Exercício 2 - exercício de formação de palavras (com letras do grupo 1)

 

ANA     ANU     NAU     NUA     DUNA  NADA   DUDU  NANA  VUDU   BUDA   VAVA

DADA   DUDA   BUBU   BANANA   BANANADA

 

Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 2 de letras

 

GRUPO 2 – LETRAS

 

E   (DI)

I   (DI DI)

S   (DI DI DI)

H  (DI DI DI DI)

T   (DÁ)

M  (DÁ DÁ)

O  (DÁ DÁ DÁ)

 

Revisão – revisão das letras do grupo 2.

 

E I S H T M O     O M T H S I E     H S I E O M T     H T M O E I S

 

Exercício 3- exercício de agrupamento (com letras do grupo 2)

 

EI        IE        IS        SI        SH       HS       HT       TH       TM       MT       MO       OM

EO       OE       IM       MI       ST       TS       HO       OH       SIE      SHT     TEI      TOM

HSM    THI     THE     MHO    MSH   

 

Exercício 4 - exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1 e 2)

 

TITO               MOTEIS          OSSO              TOMEM           TOM                HOTEIS

TENENTE        METANO         MATINHOS     BOTINAS        MOTO              TESTE

BOTA               TENTE             VINDO             VIDA               METADE          MEIAS

BANDA MAMATA         MAMADA         MATO              BODAS NOITE

NOITINHA      BOATE             NOTA              TATU              TUTU              MENOS

MENU              MUITO

TERCEIRA AULA

 

Revisão – revisão das letras do grupo 1 e 2

 

A N UD V B      B V DU N A      U N A D V B     D V B U N A

E I S H T M O     O M T H S I E     H S I E O M T     H T M O E I S

 

Exercício 1 - exercício de agrupamento (acumulativo com letras dos grupos 1 e 2)

 

EI        IE        IS        SI        SH       HS       HT       TH       TM       MT       MO       OM

EO       OE       IM       MI       ST       TS       HO       OH       ANU     DVB      UNA     BVD

NUD     VBA      DUN     ABV      UDV     BAN     VDU     NAB     NDU     ANUD  VBAN   NUDV   BANU   DUNA  NABV   VDUN   UNAB   SIE      SHT     TEI      TOM    HSM    THI     THE      MHO    MSH    VUDANB          BADUNV          OMIHSTE        UOIANHTSVBDME   TVSUHBNEOMIAD     EMDVBSTHNAIOU       DAIMOENBHUSVT

 

Exercício 2 - exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1 e 2)

 

ANA     ANU     TOM    DUNA  NADA   DUDU  NANA  VUDU   BUDA   VAVA   DADA   DUDA   BUBU   TITO   MOTO  TESTE BOTA   VIDA NOTA     TATU   OSSO  OVOS TOMEM  MATO TUTU   MENU  TENTE MEIAS   VINDO   HOTEIS   TENENTE   METANO   MATINHOS   BOTINAS   VINDO   METADE    BANDA   MAMATA  MAMADA  BODAS       NOITE   NOITINHA  BOATE   MENOS   MUITO   BONITAS   MOTEIS   BANANA  BANANADA   DIVINOS MENINOS   HUMANIDADE

 

Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 3 de letras

 

GRUPO 3 – LETRAS

R   (DI DÁ DI)

K   (DÁ DI DÁ)

P   (DI DÁ DÁ DI)

X  (DÁ DI DI DÁ)

F   (DI DI DÁ DI)

L   (DI DÁ DI DI)

Q  (DÁ DÁ DI DÁ)

Y   (DÁ DI DÁ DÁ)

 

Revisão – revisão das letras do grupo 3

 

R K P X F L Q Y   Y Q L F X P K R   X P K R Y Q L F   F X L P Q K Y R

 

Exercício 3- exercício de agrupamento (com letras do grupo 3)

 

RK        PX        FF        LQ       YL        QY       KR        XP        LF        YQ       RP        KX        PF

XL        FQ       LY        RYK      KQL     PLY      FQX     XYL      KYR      PQF     RKPX    FLQY

KPXF    YLQF   QLFX   FXPQ   LKRY

 

 

Exercício 4 - exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1, 2 e 3)

 

PETROBRAS   IMPOSTOS   MELHOR   PORTO   ESTADOS   PANTANAL   LABORATORIO

AVASSALADORA   OUTUBRO   SETEMBRO   URUBU   EQUILIBRIO   PRESIDENTE

BRUXINHAS   PEQUENO   PARANA   FISIONOMIA   PARAFINA   PARANAPANEMA

PARENTES   ASSESSORIA   ANIVERSARIO   KENNEDY   KILOMETRO   QUILO

TIMOTEO   ESBELTO   BANDEIRA   TOMATE   FRITO   HOTELARIA   TENENTE   VEADOS

BONITA   MENINA   APENAS   MELHOR   PERFUME   DEFINIDO   PERMISSAO

ARQUIVOS   PRIMAVERIL   FRUSTRANTE   SIMBOLOS   SYLVIO SANTOS   MOLE

SAMUEL MORSE   MEMORY KEYER   MICKEY MOUSE   VINDOURO

FIRST MAN  ON THE MOON

 

QUARTA AULA

 

Revisão – revisão das letras do grupo 1, 2 e 3

 

A N UD V B      B V DU N A      U N A D V B     D V B U N A

E I S H T M O     O M T H S I E     H S I E O M T     H T M O E I S

R K P X F L Q Y   Y Q L F X P K R   X P K R Y Q L F   F X L P Q K Y R

 

Exercício 1 - exercício de agrupamento (acumulativo com letras dos grupos 1, 2 e 3)

 

RK        PX        FL        QY       KR        XP        LF        YQ       RP        KX        PF        XL        FQ

LY        RYK      KQL     PLY      FQX     XYL      KYR      PQF     EI        IE        IS        SI        SH

HS       HT       TH       TM       MT       MO       OM       EO       OE       IM       MI       ST       TS

HO       OH       EI        IE        IS        SI        SH       HS       HT       TH       TM       MT       MO

OM       EO       OE       IM       MI       ST       TS       HO       OH       SIE      SHT     TEI

ANU     DVB      UNA     BVD      NUD     VBA      DUN     ABV      UDV     BAN     VDU     NAB

NDU     TOM    HSM    THI     THE     MHO    MSH    SIE      SHT     TEI      TOM    HSM

THI     THE     MHO    MSH    RKPX    FLQY   KPXF    YLQF   QLFX   FXPQ   LKRY    ANUD

VBAN   NUDV   BANU   DUNA  NABV   VDUN   UNAB   VUDANB          BADUNV          OMIHSTE

UOIANHTSVBDME      TVSUHBNEOMIAD     EMDVBSTHNAIOU       DAIMOENBHUSVT

 

Exercício 2 - exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1, 2 e 3)

 

PETROBRAS   IMPOSTOS   MELHOR   PORTO   ESTADOS   PANTANAL   LABORATORIO

AVASSALADORA   OUTUBRO   SETEMBRO   URUBU   EQUILIBRIO   PRESIDENTE

BRUXINHAS   PEQUENO   PARANA   FISIONOMIA   PARAFINA   PARANAPANEMA

PARENTES   ASSESSORIA   ANIVERSARIO   KENNEDY   KILOMETRO   QUILO

TIMOTEO   ESBELTO   BANDEIRA   TOMATE   FRITO   HOTELARIA   TENENTE   VEADOS

BONITA   MENINA   APENAS   MELHOR   PERFUME   DEFINIDO   PERMISSAO

ARQUIVOS   PRIMAVERIL   FRUSTRANTE   SIMBOLOS   SYLVIO SANTOS   MOLE

SAMUEL MORSE   MEMORY KEYER   MICKEY MOUSE   VINDOURO

FIRST MAN  ON THE MOON 

ANA     ANU     TOM    DUNA  NADA   DUDU  NANA  VUDU   BUDA   VAVA   DADA   DUDA

BUBU   TITO   MOTO  TESTE BOTA   VIDA NOTA     TATU   OSSO  OVOS TOMEM

MATO TUTU   MENU  TENTE MEIAS   VINDO   HOTEIS   TENENTE   METANO   MATINHOS   BOTINAS   VINDO   METADE    BANDA   MAMATA  MAMADA  BODAS       NOITE   NOITINHA  BOATE   MENOS   MUITO   BONITAS   MOTEIS   BANANA

BANANADA   DIVINOS MENINOS   HUMANIDADE

 

Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 4 de letras

 

GRUPO 4 – LETRAS

 

G   (DÁ DÁ DI)

W  (DI DÁ DÁ)

Z   (DÁ DÁ DI DI)

C   (DÁ DI DÁ DI)

J   (DI DÁ DÁ DÁ)

 

Revisão – revisão das letras do grupo 4

 

G W Z C J   J C Z W G   W G J C Z   Z C J G W

 

Exercício 3- exercício de agrupamento (com letras do grupo 4)

 

GW      ZC        CJ        WZ      ZJ       WC       CW       JZ       JG       GJ       CG        ZW

ZWC    GWZ    CJG     CJZ     WGZ    GZW    JZC     ZCJG   WZCJ  JWCG  WCJZ  WJWZ

 

Exercício 4 -exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1, 2, 3 e 4)

 

WINDOWS   TONALIDADE   GUARATUBA   MUNHECA   NARIZ   PREOCUPADOS

BOAZUDA   CACAREJANDO   LARANJA   RELOGIO   REQUINTE   QUALIDADE   TIME

ZEZINHO   AMOROSO   GRACIOSO   SAPO   VACA   PAPAGAIO   TAMANDUA   FORMIGA

ELEFANTE   JABUTI   WORD   PREMIO   JACU   COMPUTADORES   RADIO   OUVINTE

PAULISTANO   GALO   ANTENA   FRANCISCO   PALAVRA   GRUPO   ABRACO   CONTATO

AGRADECIMENTO   REVISTA   VOLTAREMOS   ESTUDO   MAIORIDADE   TORCIDA

IMPRESSIONANTE   CORRENDO   AFINAL   EXAME   ENXAME   BICHOS   BATERIA

CAMPINAS   PELOTAS   CURITIBA   DOUTOR

 

QUINTA AULA

 

Revisão – revisão das letras do grupo 1, 2, 3 e 4

 

A N UD V B      B V DU N A      U N A D V B     D V B U N A

E I S H T M O     O M T H S I E     H S I E O M T     H T M O E I S

R K P X F L Q Y   Y Q L F X P K R   X P K R Y Q L F   F X L P Q K Y R

G W Z C J   J C Z W G   W G J C Z   Z C J G W

 

Exercício de agrupamento (acumulativo grupos 1, 2 e 3)

 

GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY

RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD VUDANB BADUNV OMIHSTE EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT ANU DVB  UNA BVD  NUD  VBA  DUN  ABV  UDV  BAN  VDU  NAB  NDU  ANUD  VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH

 

Exercício de formação de palavras (acumulativo grupo 1, 2 e 3)

 

PETROBRAS IMPOSTOS MELHOR PORTO ESTADOS PANTANAL LABORATORIO AVASSALADORA OUTUBRO SETEMBRO URUBU EQUILIBRIO PRESIDENTE BRUXINHAS PEQUENO PARANA PROSTITUTAS FISIONOMIA PARAFINA PARANAPANEMA PARENTES ASSESSORIA ANIVERSARIO KENNEDY KILOMETRO QUILO TIMOTEO ESBELTO BANDEIRA TOMATE FRITO HOTELARIA TENENTE VEADOS BONITA MENINA APENAS MELHOR PERFUME DEFINIDO PERMISSAO ARQUIVOS PRIMAVERIL FRUSTRANTE SIMBOLOS SYLVIO SANTOS FIRST MAN ON THE MOON SAMUEL MORSE MEMORY KEYER MICKEY MOUSE MOLE VINDOURO DUNA NADA DUDU ANA NANA ANU VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BUNDA BUNDUDA BANANA BANANADA BUBU TITO MOTEIS OSSO TOMEM TOM HOTEIS TENENTE VIADINHOS METANO MATINHOS BOTINAS MOTO TESTE BOTA TENTE VINDO VIDA METADE MEIAS BANDA VADIO MAMATA MAMADA MATO BODAS NOITE NOITINHA BOATE NOTA TATU TUTU MENOS MENU MUITO BONITAS OVOS DIVINOS MENINOS HUMANIDADE

 

Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 5 de caracteres especiais

 

GRUPO 5 – CARACTERES ESPECIAIS

 

Á  (DI DÁ DI DÁ)

É   (DI DI DÁ DI DI)

Ç   (DÁ DI DÁ DI DI)

.   (DI DÁ DI DÁ DI DÁ)

,   (DÁ DÁ DI DI DÁ DÁ)

_   (DÁ DI DI DI DÁ)

/   (DÁ DI DI DÁ DI)

?   (DI DI DÁ DÁ DI DI)

 

Exercício de agrupamento (do grupo 5) Á É Ç . , _ / ?

 

ÁÉ Ç. ,_ /? ÉÁ .Ç _, ?/

 

Exercício de formação de palavras (acumulativo grupos 1, 2, 3, 4 e 5)

 

CAÇAPA AGRADECIMENTO MÁGOA QUANTO? CINCO/SEIS QUANTAS? MÉXICO PÁDUA GRAÇA ÁGUA É BOM PARA TODOS VIGÉSIMO NONAGÉSIMO LÉGUA ÉGUAS FACEIRO,OU SEJA,LÉPIDO. APENAS RIO GRANDE DO SUL ENQUANTO DELICIOSO NOTURNO QUINZENA SIMULADO IRMANDADE BAHIA FUTEBOL CORITIBA ATLÉTICO MOMENTO REPETIDORA ADMINISTRADOR CAPITAL APOIO LEMBRANÇA VINTE VHF QTC QSY QRV WILMAR ALGUÉM LABRE ARPA FILIZARDO FILAMENTO BATERIAS FORMULAS ANIMAL MANIPULATOD MINUTOS CRUSTÁCEO CORPORAÇAO OUTUBRO VOLUME VELOCIDADE APARECIDA SOLDADOS TELEFONE ÁREA ARMÁRIO PORCENTAGEM QUEM SERÁ? TUDO BEM? IGUAÇU POTENCIOMETROS UNIVERSIDADE CLASSE ANATEL LICENÇAS GOVERNO EXPEDIDA ATUALIZAR REVOGAR ENDEREÇO JURISDIÇAO TITULAR ORGANISMO FAIXAS HELIPORTO CERTIFICADO VIGENTE MOTEL

 

SEXTA AULA

 

Revisão – Revisão das letras do grupo 1, 2, 3, 4 e 5 adicionado de exercício de recepção e tradução, de forma aleatória.

 

A N U D V B   B V D U N A

E I S H T M O   O M T H S I E

R K P X F L Q Y   Y Q L F X P K R

G W Z C J   J C Z W G

Á É Ç . , / ?

 

Exercício de agrupamento (acumulativo grupos 1, 2 e 3, 4 e 5)

 

ÁÉ Ç. ,_ /? ÉÁ .Ç _, ?/ GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD VUDANB BADUNV OMIHSTE EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT ANU DVB  UNA BVD  NUD  VBA  DUN  ABV  UDV  BAN  VDU  NAB  NDU  ANUD  VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH

 

Exercício de formação de palavras (acumulativo grupo 1, 2, 3,4 e 5)

 

PETROBRAS IMPOSTOS MELHOR PORTO ESTADOS PANTANAL LABORATORIO AVASSALADORA OUTUBRO SETEMBRO URUBU EQUILIBRIO PRESIDENTE BRUXINHAS PEQUENO PARANA PROSTITUTAS FISIONOMIA PARAFINA PARANAPANEMA PARENTES ASSESSORIA ANIVERSARIO KENNEDY KILOMETRO QUILO TIMOTEO ESBELTO BANDEIRA TOMATE FRITO HOTELARIA TENENTE VEADOS BONITA MENINA APENAS MELHOR PERFUME DEFINIDO PERMISSAO ARQUIVOS PRIMAVERIL FRUSTRANTE SIMBOLOS SYLVIO SANTOS FIRST MAN ON THE MOON SAMUEL MORSE MEMORY KEYER MICKEY MOUSE MOLE VINDOURO DUNA NADA DUDU ANA NANA ANU VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BANANA BANANADA BUBU TITO MOTEIS OSSO TOMEM TOM HOTEIS TENENTE VIADINHOS METANO MATINHOS BOTINAS MOTO TESTE BOTA TENTE VINDO VIDA METADE MEIAS BANDA VADIO MAMATA MAMADA MATO BODAS NOITE NOITINHA BOATE NOTA TATU TUTU MENOS MENU MUITO BONITAS OVOS DIVINOS MENINOS HUMANIDADE

 

Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 6 de números

 

GRUPO 6 – NÚMEROS

 

1   (DI DÁ DÁ DÁ DÁ)

2   (DI DI DÁ DÁ DÁ)

3   (DI DI DI DÁ DÁ)

4   (DI DI DI DI DÁ)

5   (DI DI DI DI DI)

 

Exercício de agrupamento (do grupo 6) 1 2 3 4 5

 

11 12 13 14 15 21 22 23 24 25 31 32 33 34 35 41 42 43 44 45 51 52 53 54 55

12345 54321 1325 2435 3154 3241 3523 4212 5132 4513

 

Exercício de formação de palavras (acumulativo grupos 1, 2, 3, 4 e 5)

 

SERVIÇO DE RADIOAMADOR É O SERVIÇO DE RÁDIO COMUNICAÇAO REALIZADO POR PESSOAS AUTORIZADAS QUE SE INTERESSEM PELA RADIOTÉCNICA.

 

NO CASO DE TESTES A SEREM REALIZADOS EM LOCAL FORA DA SEDE DA UNIDADE DA ANATEL RESPONSÁVEL POR SUA APLICAÇAO, A APLICAÇAO PODERÁ SER FEITA POR REQUERIMENTO DOS CANDIDATOS.

 

PERNAMBUCO SANTA CATARINA TOCANTINS SERGIPE ALAGOAS GOIAS AMAZONAS MARTIM VAZ ALGARISMOS REGULAMENTO NECESSARIO SOLETRAR ORTOGRAFIA SOXISIX OKTOEIGHT

 

SÉTIMA AULA

 

Revisão – Revisão das letras do grupo 1, 2, 3, 4, 5 e 6 adicionado de exercício de recepção e tradução, de forma aleatória.

 

A N U D V B   B V D U N A

E I S H T M O   O M T H S I E

R K P X F L Q Y   Y Q L F X P K R

G W Z C J   J C Z W G

Á É Ç . , / ?

1 2 3 4 5  5 4 3 2 1

 

Exercício de agrupamento (acumulativo grupos 1, 2 e 3, 4 e 5)

 

11 12 13 14 15 21 22 23 24 25 31 32 33 34 35 41 42 43 44 45 51 52 53 54 55

12345 54321 1325 2435 3154 3241 3523 4212 5132 4513 ÁÉ Ç. ,_ /? ÉÁ .Ç _, ?/

GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY

RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD VUDANB BADUNV OMIHSTE EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT ANU DVB  UNA BVD  NUD  VBA  DUN  ABV  UDV  BAN  VDU  NAB  NDU  ANUD  VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH

 

Exercício de formação de palavras (acumulativo grupo 1, 2, 3,4 e 5)

 

PETROBRAS IMPOSTOS MELHOR PORTO ESTADOS PANTANAL LABORATORIO AVASSALADORA OUTUBRO SETEMBRO URUBU EQUILIBRIO PRESIDENTE BRUXINHAS PEQUENO PARANA FISIONOMIA PARAFINA PARANAPANEMA PARENTES ASSESSORIA ANIVERSARIO KENNEDY KILOMETRO QUILO TIMOTEO ESBELTO BANDEIRA TOMATE FRITO HOTELARIA TENENTE VEADOS BONITA MENINA APENAS MELHOR PERFUME DEFINIDO PERMISSAO ARQUIVOS PRIMAVERIL FRUSTRANTE SIMBOLOS SYLVIO SANTOS FIRST MAN ON THE MOON SAMUEL MORSE MEMORY KEYER MICKEY MOUSE MOLE VINDOURO DUNA NADA DUDU ANA NANA ANU VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BANANA BANANADA BUBU TITO MOTEIS OSSO TOMEM TOM HOTEIS TENENTE VIADINHOS METANO MATINHOS BOTINAS MOTO TESTE BOTA TENTE VINDO VIDA METADE MEIAS BANDA VADIO MAMATA MAMADA MATO BODAS NOITE NOITINHA BOATE NOTA TATU TUTU MENOS MENU MUITO BONITAS OVOS DIVINOS MENINOS HUMANIDADE

 

Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 7 de números

 

GRUPO 7 – NÚMEROS

 

6   (DÁ DI DI DI DI)

7   (DÁ DÁ DI DI DI)

8   (DÁ DÁ DÁ DI DI)

9   (DÁ DÁ DÁ DÁ DI)

0   (DÁ DÁ DÁ DÁ DÁ)

 

Exercício de agrupamento (do grupo 7) 6 7 8 9 0

 

00 06 07 08 09 60 66 67 68 69 70 76 77 78 79 80 86 87 88 89 90 96 97 98 99

67890 09876 6807 9670 8609 6897 0798 0668 9667 9780 0697 9607

 

Exercício de formação de palavras (acumulativo grupos 1, 2, 3, 4 e 5)

 

EXISTINDO COMUNICAÇÃO ENTRE DOIS PONTOS PODEMOS TRANSMITIR A MENSAGEM DESEJADA OU A PROPRIA VOZ. USANDO VOZ TEMPO TELEFONIA.

 

ADMINISTRAR ESPECTRO DE RADIOFREQUENCIA IMPLICA EM GERIR, RACIONALMENTE, A UTILIZAÇAO DE DIVERSAS FREQUENCIAS DISTRIBUIDAS PELOS SEUS OPERADORES.

 

AERONAUTICO TROPOSFERA CONFERENCIA INDEXAÇAO

 

 OITAVA AULA

 

Revisão – Revisão das letras do grupo 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 adicionado de exercício de recepção e tradução, de forma aleatória.

 

A N U D V B   B V D U N A

E I S H T M O   O M T H S I E

R K P X F L Q Y   Y Q L F X P K R

G W Z C J   J C Z W G

Á É Ç . , / ?

1 2 3 4 5  5 4 3 2 1

6 7 8 9 0  0 9 8 7 6

 

Exercício de agrupamento (acumulativo grupos 1, 2 e 3, 4 e 5, 6 e 7)

 

00 06 07 08 09 60 66 67 68 69 70 76 77 78 79 80 86 87 88 89 90 96 97 98 99

67890 09876 6807 9670 8609 6897 0798 0668 9667 9780 0697 9607

11 12 13 14 15 21 22 23 24 25 31 32 33 34 35 41 42 43 44 45 51 52 53 54 55

12345 54321 1325 2435 3154 3241 3523 4212 5132 4513 ÁÉ Ç. ,_ /? ÉÁ .Ç _, ?/

GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY

RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY

UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD VUDANB BADUNV OMIHSTE EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT ANU DVB  UNA BVD  NUD  VBA  DUN  ABV  UDV  BAN  VDU  NAB  NDU  ANUD  VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH

 

Exercício de formação de palavras (acumulativo grupo 1, 2, 3,4 e 5)

 

FLUXO JOULE WATT AMPERE VOLT TENSAO NEWTON LISBOA ELETRONS VOLTIMETRO HERTZ TELEGRAFIA POLITICA DEFLAGRAR SUBMARINO COMPUTADOR

 

O SERVIÇO DE RADIODIFUSAO É DEFINIDO COMO UM SERVIÇO DE RADIOCOMUNICAÇÃO CUJAS EMISSOES ESTAO DESTINADAS A RECEPÇAO DIRETA PELO PUBLICO EM GERAL.

 

A FIBRA OTICA CONSISTE, EM PRINCIPIO, DE UM NUCLEO INTERNO DE VIDRO DE ALTISSIMO GRAU DE PUREZA ENVOLVIDO POR UMA CAMADA EXTERNA OU INVOLUCRO DE VIDRO.

 

OS ACUMULADORES SÃO GERADORES DE CORRENTE VARIAVEL ?

 

ONDE SE LOCALIZA A MAIOR INTENSIDADE DE CAMPO MAGNETICO PRODUZIDO POR UMA BOBINA ?

 

NINGUÉM SERÁ SUJEITO A INTERFERENCIA EM SUA VIDA PRIVADA, SUA FAMILIA, EM SEU LUGAR OU SUA CORRESPONDENCIA, NEM ATAQUES A SUA HONRA E SUA REPUTAÇAO.

 

ORA AQUI TENS, MEU CARO CONCIDADAO, SUPOE QUE TU QUERES TER NA TUA SALA A IMAGEM DE NAPOLEAO PASSANDO OS ALPES. ESTAS FANTASIAS SÃO-TE PERMITIDAS.

 

SE VOCE CHEGOU ATÉ AQUI, PARABÉNS. VOCE ESTÁ APTO A PRESTAR A PROVA QUE VAI LHE ABRIR AS PORTAS PARA UMA NOVA MODALIDADE DE COMUNICAÇAO. DESEJO-LHES SUCESSO EM SUAS VIDAS E BOA SORTE NO EXAME DE PROMOÇAO DE CLASSE.

 

73  DE  PY5 DJ.

 

 USANDO ABREVIAÇÕES E CÓDIGO Q EM CW

 

Abreviações são muito comuns de serem usadas em CW. Elas economizam tempo e, penso, ser uma das razões para o CW ser tão legal. Uma vez que você aprendeu as abreviações bem como as técnicas de operação em CW, você “está dentro”, você é um membro da fraternidade daqueles que usam o CW. Conhecer e usar o CW corretamente é como pertencer a um clube exclusivo. Qualquer um pode pegar um microfone e falar nas frequências de radioamador; fazer CW requer prática e habilidade.

Listas de abreviações e códigos Q, usados em CW, estão disponíveis em muitos lugares. São mencionados aqui apenas umas poucas, aquelas mais comumente utilizadas.

 

Código Q   em inglês                 em português

 

51             fifty-one                aperto de mão

55             fifty-five                sucesso

73             seventy-three          abraços / saudações

88             eighty-eigth beijos

ADR          address                  endereço

AGN          again                      novamente

ANT          antenna                   antena

BK             break                      pedindo entrada

BTR           better                     melhor

CL             closing                    fechando

CLD           called                     chamei / chamou

CLG           calling                    chamando

CNDX        conditions               condições

CNT          can not                   não posso / não pode

CPY           copy                       copiado

CUAGN     call you again          chamo você novamente

CUL           call you later          chamo você mais tarde

DE             de (em Francês)      de alguém

DN            down                      para baixo

DR             dear                       caro amigo (querido)

DX                                           distancia

ES                                           e (algo, alguma coisa).

FB             fine bussiness         excelente / ótimo

FER           for                         para alguém

FM            from                       de alguém

GA            go ahead                 vá em frente

GA            good afternoon       boa tarde

GB             good bye                 até logo

GD            good                       bom

GE             good evening           boa noite

GM            good morning          bom dia

GN            good night               boa noite

GND          ground                    aterramento

GUD          good                       bom

HI             laugh                      risos

HPE           hope                       espero

HR            here                        aqui

HV            have                        tem / tenho

HW           how                        como ? / como copiou ?

N              not                          nao

NUM         number                   número

NR            near                        perto de

NW           now                        agora

OM            old man                   amigo

OP             operator                 operador

PSE           please                     por favor

PT             point                       ponto

PWR          power                     potência

R               roger                      recebido ok

RCVR         receiver                  receptor

RIG                                         o equipmento (rádio)

RPT           repeat                     repita (repetindo)

RX             receiver                  receptor

SK             silent key                final de transmissão

SRI           sorry                      sinto muito / desculpe

STN          station                    estação

SUM         some                       algum / alguns

TMW         tomorrow                amanhã

TNX-TKS  thank you                agradecimentos

TU            thank you                obrigado

TXT          text                        texto

U              you                         você

UR            your                        seu / sua

URS          yours                      seus / suas

VY             very                        muito

W              watts                      watts

WDS         words                     palavras

WKD         worked                   trabalhei / trabalhou

WKG         working                  trabalhando

WPM         words per minute    palavras por minuto

WRD         word                       palavra

WX           weather                  tempo (meteorologia)

XTAL                                       cristal (no Brasil = esposa)

XYL           married lady           mulher casada (esposa)

YL             single lady              mulher solteira

YR             year                        ano

 

       E o código Q internacional, reconhecido em qualquer linguagem:

 

QRL   a freqüência está ocupada?                            

QRM  interferência na transmissão (ou recepção)
QRN  perturbação por estática
QRO  aumentar potência                                          

QRP   diminuir potência

QRQ  transmitir mais rápido                                     

QRS   transmitir mais devagar

QRT   parar a tranmissão

QRU  tem algo para mim ?

QRV   estou pronto

QRX   esperar, ficar no aguardo

QRZ   quem está me chamando?

QSB   variação no sinal

QSL   mensagem recebida / confirmo a recepção

QSO  contato entre duas estações

QSY  mudar freqüência

QTH  localização

QTR  horário

 

          Não se preocupe em utilizar abreviações quando você estiver iniciando no CW. É perfeitamente normal escrever completamente cada palavra durante um QSO. Conforme a prática avança perceberá que é bem mais fácil utilizar abreviações. Existem muito mais abreviações e códigos Q mas estes devem ser suficientes para você iniciar. Existem também uma porção de códigos QN_ para uso em tráfego de CW. Também é utilizada pontuação em CW: ponto, vírgula, interrogação e travessão são os mais comumente usados.

          Geralmente, para separar pensamentos ou tópicos durante um contato em CW são usados um ponto (di da di da di da) ou um travessão (da di di di da). Eventualmente você irá ouvir uma barra (da di di da di) para evidenciar operação portátil ou qrp como, por exemplo, PY5DJ/PY4 ou PY5DJ/QRP (PY5DJ operando em Minas Gerais ou operando qrp, respectivamente).

A letra "K" usada no final de cada transmissão em CW indica “fim de tranmissão – câmbio”. Quando dois operadores estão efetuando um qso e não desejam ser perturbados por alguém que os interrompa, eles podem enviar um "KN" ao invés de "K" ao final de cada transmissão. Ou então se um operador quer limitar a amplitude do seu cq ele também pode usar o “KN”. Por exemplo, "CQ OC CQ OC de PY5DJ KN" indica que este operador deseja ser contestado apenas por operadores do continente Oceania.

Aqui estão algumas poucas expressões utilizadas em CW, que são combinações de letras transmitidas como um único caracter. Você irá encontrar estas expressões CW “no ar”, durante a prática da recepção ou durante seu qso. Estão também relacionados as pontuações geralmente  mais utilizadas.

 

  __

(AS) espere, aguarde              di da di di di

  __

(DN) barra - / - (DN)              da di di da di

 __

(AR) fim da mensagem             di da di da di

 __

(SK) fim do contato                 di di di da di da  ou

 __

(VA) fim do contato                 di di di da di da

 __

(BT) travessão, fim de frase   da di di di da

 

( . )  ponto                                di da di da di da

( , )  vírgula                              da da di di da da

( ? )  interrogação                    di di da da di di

 

Obs: o sinal “__” em cima das letras indicam que a transmissão deve ser feita conjuntamente (como se fosse uma letra só) e não de forma convencional.

 

Ao final de cada contato CW você pode ouvir as duas estações enviando um ao outro, e com sonoridade característica, alguns “di”. O som é algo como di di di di di, di di. Uma estação envia o di di di di di e espera que a outra estação retorne um di di. Isto era mais popular no CW em épocas passadas, mas você ainda poderá ouvir nos dias de hoje. Atualmente “abrevia-se” enviando somente di di, como por exemplo: “73 dx cuagn DK8IW de PY5DJ TU di di.

Não raro quando se termina um QSO CW nas freqüências dos noviços e troca-se uns di di com outros operadores pode-se escutar outros di di enviados por outras estações. Isto significa que elas estavam “corujando” seu QSO e decidiram “anunciar” sua presença mesmo que só em carater de escuta. Apesar de ser um hábito anti-ético os operadores o praticam. Se a estação “coruja” quer “marcar sua presença” com alguns di di seria melhor se ela fosse adiante e nos desse uma oportunidade para realizar um um legítimo QSO.

 

REPORTAGEM DE SINAIS EM CW

 

(R) LEGIBILIDADE

 

1 – Ilegível

2 – Apenas legível; distingue-se apenas uma ou outra palavra

3 – Legível, com dificuldade

4 – Legível, sem dificuldade

5 – Perfeitamente legível

 

(S) INTENSIDADE

 

1 – Sinais apenas perceptíveis

2 – Sinais muito débeis

3 – Sinais débeis

4 – Sinais mais ou menos razoáveis

5 – Sinais razoáveis

6 – Sinais bons

7 – Sinais moderadamente fortes

8 – Sinais fortes

9 – Sinais extremamente fortes

 

(T) TONALIDADE

 

1 – Nota muito rouca

2 – Nota muito grave, sem traços de musicalidade

3 – Nota grave, ligeiramente musical

4 – Nota grave, suave, moderadamente musical

5 – Nota musical

6 – Nota musical boa, com zumbido

7 – Nota cristalina, com pouco zumbido

8 – Nota cristalina, quase sem zumbido

9 – Nota cristalina pura

 

MODELO DE QSO EM CW

 

Para Comunicado Local

 

CQ  CQ  CQ  DE  PY5DJ  PY5DJ  AR  K

Significado: chamada geral de py5dj / fim de mensagem / câmbio

 

PY5DJ  PY5DJ  DE  PY5JAK  PY5JAK  AR  K

Significado: py5dj quem lhe contesta é py5jak/ fim de mensagem / câmbio

 

PY5JAK  DE  PY5DJ  BN  CARO  CLG  GTO  PELA VOLTA - SEU RST É 599 599  FB – NOME É FLECK FLECK – QTH É CURITIBA CURITIBA – PSE COMO COPIA ?

PY5JAK DE PY5DJ AR KN

Significado: py5jak de py5dj / boa noite caro colega / obrigado pela volta / seu RST é 599 excelente sinal / nome é Fleck / qth é Curitiba / por favor, como copia ? / py5jak de py5dj

 

PY5DJ DE PY5JAK  BN CARO FLECK GTO PELA VOLTA E PELO RST – SEU RST TBM É 599 599 FB – NOME É JORGE JORGE – QTH É CURITIBA CURITIBA

PY5DJ DE PY5JAK AR KN

Significado: py5dj de py5jak / boa noite caro Fleck / obrigado pela volta e pelo RST / seu RST também é 599 excelente sinal / nome é Jorge / qth é Curitiba / py5dj de py5jak

 

PY5JAK DE PY5DJ R R CARO JORGE – GTO PELO QSO E PELO RST – PSE QSL VIA LABRE

ATÉ PROX QSO 73 BONS CONTATOS

PY5JAK DE PY5DJ VA VA

Significado: py5jak de py5dj / entendido caro Jorge / obrigado pelo qso e pelo RST / por favor cartão qsl via Labre / até próximo qso / abraços e bons contatos / py5jak de py5dj / final de transmissão

 

PY5DJ DE PY5JAK R R CARO FLECK – GTO PELO QSO – CFM QSL VIA LABRE – ATÉ PROX QSO 73 BONS CONTATOS

PY5DJ DE PY5JAK VA VA

Significado: py5dj de py5jak / entendido caro Fleck / obrigado pelo qso / confirmo cartão qsl via Labre / até próximo qso / abraços e bons contatos / py5dj de py5jak / final de transmissão

 

Para Comunicado Internacional (DX)

 

CQ CQ DX  CQ CQ DX DE PY5DJ PY5DJ AR K

Significado: chamada geral dx de py5dj / fim de mensagem / câmbio

 

PY5DJ  PY5DJ  DE  DK8IW DK8IW AR  K

Significado: py5dj quem lhe contesta é dk8iw / fim de mensagem / câmbio

 

DK8IW DE PY5DJ GM TNX CALL – UR RST IS 599 599 FB – HR NAME IS FLECK FLECK QTH IS CURITIBA CURITIBA – PSE HW ?

DK8IW DE PY5DJ AR KN

Significado: dk8iw de py5dj / bom dia / obrigado por contestar / seu RST é 599 excelente sinal / aqui nome é Fleck / qth é Curitiba / por favor, como copia ? / dk8iw de py5dj / fim de mensagem / câmbio e não desejo ser interrompido

 

PY5DJ DE DK8IW GM DR FLECK TNX FER RST 599 IN CURITIBA – UR RST IS ALSO 599 599 FB - HR NAME IS GUN GUN QTH IS FRANKFURT FRANKFURT

PY5DJ DE DK8IW AR KN

Significado: py5dj de dk8iw / bom dia caro Fleck / obrigado pelo 599 em Curitiba / seu RST também é 599 excelente sinal / aqui nome é Gun / qth é Frankfurt / py5dj de dk8iw / fim de mensagem / câmbio e não desejo ser interrompido

 

DK8IW DE PY5DJ R R DR GUN – TNX FER 599 IN FRANKFURT AND ALSO FER FB QSO – QSL VIA BURO – HPE CUAGN 73 DX GB

DK8IW DE PY5DJ VA VA TU

Significado: dk8iw de py5dj / entendido caro Gun / obrigado pelo 599 em Frankfurt e também pelo excelente contato / cartão qsl via clube / espero chamá-lo novamente / abraços e bons dx’s / até logo / dk8iw de py5dj / final de transmissão / obrigado

 

PY5DJ DE DK8IW R R DR FLECK – TNX FER FB QSO – OK QSL VIA BURO – HPE CUAGN 73 DX GB

PY5DJ DE DK8IW VA VA TU

Significado: py5dj de dk8iw / entendido caro Fleck / obrigado pelo excelente contato /ok  cartão qsl via clube / espero chamá-lo novamente / abraços e bons dx’s / até logo / py5dj de dk8iw / final de transmissão / obrigado

 

Volta

 

 

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